Acrobacias aéreas: Tecido Acrobático

Tecido Acrobático







Um pouco da sua história
A teoria mais antiga é de que o surgimento do tecido foi baseado nos desenhos esculpidos nos vasos chineses, onde supostamente pessoas faziam movimentos em panos.Isso era por volta do ano 600d.
A outros relatos que dizem que esta modalidade surgiu na frança. Pode ter sido criada pelo francês Gerrard Frazoly. Pode ter derivado da corda indiana que é um dos equipamentos mais tradicionais do circo. Pode também ter surgido nos cabarés de Berlim, onde os artistas usavam de cortinas para criar cenas acrobáticas.



Certamente diversos tipos de tecido foram testados e experimentados, usava-se a Seda. Hoje muitos tipos de tecidos sintéticos e de algodão são usados. É fundamental ter conhecimento do tipo de tecido e que este precisa ser resistente e sustentar no mínimo 4 vezes o seu peso.
O tecido mais usado e mais indicado para esta prática hoje chama-se “liganete” e este tecido contem elastano, o que auxilia muito na durabilidade do tecido e faz diferença na execução dos movimentos.
Dobrado ao meio pode ser fixado com uma alça feita a partir de um nó, ou com equipamentos de uso na escaladas tais como: mosquetões, fitas de escada e distorcedores.
O tecido é fixado em uma altura de 4 metros até aproximadamente 15 metros, mas para uma atividade de iniciação é importante que os movimentos sejam executados em baixa altura, aos poucos o aluno ganha confiança, evolui nos movimentos ganhando mais altura e aprendendo chaves e quedas.





O tecido fica pendurado verticalmente, faz-se manobras, movimentos de força, exercícios, quedas, contorcionismo. Para realizar os movimentos o praticante precisa estar sempre em sustentação. É considerado umas das técnicas aéreas de maior facilidade, pois o tecido se modela ao corpo do praticante.
Pode-se trabalhar uma ou mais pessoas nesse equipamento, depende da criação do performer.





Hoje vemos que esta prática ganha uma visibilidade muito grande, dentro das academias, clubes, festas e eventos. O tecido desperta interesse de muitos, que na maioria querem apenas fazer uma atividade física diferenciada, grande parte dessas pessoas trocam a academia pela prática da atividade circense.


Atenção: é importante que os devidos cuidados sejam tomados ao praticar o tecido. Aos iniciantes estejam sempre acompanhados do professor, não pratique sozinho. Por trabalharmos com altura o tecido precisa ser praticado com responsabilidade. Lembre sempre que o excesso de confiança pode nos passar para trás e nos fazer prestar pouca atenção.
Quem é praticante a mais tempo ou é tecidista profissional, é muito importante que se manifeste em relação aos cuidados que devem ser tomados por alunos ou iniciantes.
Com responsabilidade a prática do tecido não oferece riscos.